BLOGS DO PORTAL OESTE NEWS

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

História do Distrito 4500

FONTE: SITE DO DISTRITO 4500

O nosso distrito é constituído pelos rotary clubes sediados nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Hoje, somos o maior distrito brasileiro em numero de clubes (91) e de rotarianos (mais de 2.300 sócios).
O território do distrito 4500 tem os seguintes limites: distrito 4390 que engloba os estado de alagoas, Sergipe e parte da Bahia. Distrito 4490 constituído pelos estados do Ceara, Piauí e Maranhão e no litoral pelo Oceano Atlântico.
Falar das origens do distrito 4500 é falar da grande caminhada rotária do rotary club de Recife, chamando carinhosamente pelos rotarianos de "Recife Centro" ou "Recifão". Este clube, que em 2005 completa 74 anos de existência, foi fundado no dia 16 de maio de 1931, veio a se constituir na célula mater do rotarismo de todo Norte e Nordeste do Brasil.
A caminhada do rotary club do Recife teve seu inicio como membro do único distrito que atendia todo o país na época de sua fundação, o Distrito 72, fundado no ano de 1929/30. O RC Recife participou deste distrito durante oito anos. Após quatro anos de fundado, o RC Recife deu ao movimento rotário brasileiro o seu primeiro governador, o companheiro Lauro Borba que era engenheiro e professor. Como o Brasil era integrado por um único distrito rotário, podemos dizer que o companheiro Lauro Borba foi um Governador Geral.
Posteriormente ele foi designado para o cargo de Diretor de RI durante o ano rotário 1947/49.
No ano rotário de 1938/39 com o desmembramento do distrito 72 em quatro novas unidades administrativas, passa o nosso território a compor o distrito 26 juntamente com os clubes localizados nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Ceara, Piauí e Maranhão. Essa situação administrativa perdurou por 6 anos quando o RC Recife participa novamente da administração distrital tendo como governador do distrito 26 o seu sócio Luiz Dias Lins no ano rotário de 1938/39 e logo em seguida, no ano rotário de 1941/42, com mais um governador desta feita o companheiro Pedro Hipólito de Melo Cahú.
Novo redistritamento acontece em 1944/45 e os clubes do nosso atual território passam a integrar o distrito 43 por um período de 5 anos e novamente o "Recifão" da mais um governador para o distrito, o companheiro João Alfredo da Costa Lima no ano rotário 1946/47.No ano de 1948/49 é a vez do Rio Grande Norte ter o seu governador do distrito 43 com a eleição do companheiro Tarcisio Maia, do RC Mossoró.
Mais uma alteração territorial vem acontecer em 1949/50 quando o nosso distrito passa a denominar-se de distrito 123 esta denominação durou 8 anos.
Em 1957/58 veio nova alteração administrativa e o nosso território passa a compor o distrito 455 durante 13 anos. Neste tempo permaneceram juntos os clubes dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Sergipe, Alagoas e Ceará.
No ano rotário 1970/71, o Rotary Internacional cria o distrito 4500 fazendo parte dele os Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará. Em 1980/81 o Estado do Ceará se desliga do nosso distrito que fica abrigando os Estados DO Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco. Esta numeração (450), foi mantida por 18 anos tendo sido modificada no ano rotário de 1987/88, quando era governador do distrito o companheiro Braz Alexandre de Lira, do Rotary Club de João Pessoa-Sul. Em 1988/89, o RI altera a numeração de todos os distritos brasileiros e nosso território passa a ser distrito 4500 sem que sofresse nenhuma alteração no seu espaço territorial. Neste ano, era governador o companheiro Tercio Jose F. Caldas do Rotary Club Olinda.
O distrito 4500 tem dado uma grande contribuída ao rotarismo brasileiro com companheiros ilustre e denodados que conseguiram se firmar no universo rotário mundial. A participação do companheiro Inácio Cavalcanti do RC Recife representando os Distritos da América do Sul na reunião onde foram definidos os Novos Horizontes do Rotary International aconteceu em Lake Placid 1981 e de lá surgiu o primeiro Plano Global de Rotary direcionado para o combate a Poliomielite no mundo. Um orgulho para o nosso Distrito. Do Rotary Club Recife Largo da Paz, o companheiro Mario de Oliveira Antonio que participou do conselho diretor de R.I. como Diretor de R.I como Diretor Brasileiro no ano rotariano 1986/87 o companheiro Eudes de Souza Leão Pinto, do Rotary Club Recife recebeu do R.I. o galardão de "Rotariano Exemplar" tendo ocupado o cargo de presidente, no Brasil do vitorioso Programa Pólio Plus onde desenvolveu um proficiente trabalho. Um exemplo de desprendimento e dedicação pode ser lembrado com a indicação do governador mais jovem de todos os tempos em nosso Distrito. O companheiro Heriberto Bezerra do Rotary Club de Natal que no ano rotário 1959/1960 aos 34 anos, no início de sua vida profissional, soube equacionar seu tempo para se dedicar a esta missão com respeitável desenvoltura. Existe hoje, no distrito 4500, um movimento visando o redistritamento do atual território, passando a constituir dois distritos um com os clubes localizados no Estado de Pernambuco, o outro com os clubes localizados nos Estado da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Justificando esta pretensão esta a extensa área territorial do distrito hoje o maior distrito rotário brasileiro, em numero de clubes e de sócios dificultando dessa forma a administração do território mesmo com a participação dos governadores assistentes advindos do Plano de Liderança Distrital instituído pelo Rotary Internacional.
Hoje os 91 clubes que compõem o distrito 4500, estão localizados em 55 cidades nos Estados que fazem o nosso território rotário, sendo a cidade do Recife a campeã em numero de clubes com 18 clubes ali funcionando, seguida por Natal (7 clubes) e João Pessoa com 6 clubes rotários.
Nestes 74 anos de rotarismo no Nordeste, os companheiros do distrito 4500 desenvolveram numerosos empreendimentos em favor da criança, do idoso e projetos diversos envolvendo resoluções ou minimizações de problemas de saúde, educação e outros, trabalhando em parceria com a fundação rotária, braço financeiro do RI, Rotary Clubes de outros Paises, governo federal, estadual e municipal e entidades privadas numa prova inconteste de força e realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS - MOSSORÓ